Américas - Pier Turismo e Intercâmbio
Argentina
Argentina, oficialmente República Argentina, é o segundo maior país da América do Sul em território e o terceiro em população, constituída como uma federação de 23 províncias e uma cidade autônoma, Buenos Aires. É o oitavo maior país do mundo em área territorial e o maior entre as nações de língua espanhola, embora México, Colômbia e Espanha, que possuem menor território, sejam mais populosos. Buenos Aires é a capital mais europeia e sofisticada da América Latina e um dos destinos preferidos dos brasileiros. As estações bem definidas (verão bem quente, inverno de congelar) fazem da Argentina um país que pode ser definido como “oito ou oitenta”. Além de estar aqui pertinho, os atrativos como o tango, a riqueza da gastronomia, os cafés aconchegantes, seus vinhos de fama internacional, a beleza da arquitetura, seus parques arborizados onde os portenõs lotam nos fins de semana, são alguns dos motivos para os brasileiros viajarem sempre para lá.
Buenos Aires tem em sua arquitetura inúmeros exemplos de edifícios e bairros de influência europeia, como La Boca, com as suas casas de madeira coloridas antigamente habitadas por emigrantes italianos, San Telmo, conhecido pelas casas de tango e sua famosa feira aos domingos e Palermo, com belos parques arborizados. O bairro Recoleta, área nobre da cidade com sua feira livre na Plaza Francia. O Shopping Galerías Pacifico na disputada Calle Florida, a famosa Plaza de Maio, a Casa Rosada, sede do governo argentino. Alguns museus são dedicados a grandes ícones argentinos, como Carlos Gardel e Evita Perón. Diferentes desses, outros museus tais como o “Museo de Arte Latinoamericano (Malba) e o Museo Nacional de Bellas Artes” contam com obras inestimáveis de todos os cantos do que chamamos de “Terra”. O Teatro Colón, criado em 1908, que já recebeu artistas do porte de Richard Strauss, Igor Stravinsky e Luciano Pavarotti também são imperdíveis. Puerto Madero, zona portuária totalmente revitalizada com seus bares e restaurantes charmosos que mudou a cara da cidade, passando a ser um local muito procurado pelos turistas do mundo inteiro.
Bariloche, que está próxima do lago Nahuel Huapi, tem mais do que o planejamento necessário para receber turistas durante todos os 12 meses, sobretudo brasileiros que, na temporada de inverno, chega a ultrapassar facilmente a marca de 60.000. Em Bariloche e Las Leñas, existem diversas atividades que podem ser realizadas. Desde o esqui, na época de frio (inverno) até passeios a cavalo no verão. Nos meses mais quentes da primavera e do verão pode-se fazer trekkings por bosques de “arrayanes”, curiosas árvores que chegam a ter mais de 15 metros de altura, raftings pelas águas esverdeadas do rio Manso ou até kitesurfing no lago Nahuel Huapi. No inverno, existem alguns destinos que você simplesmente não pode deixar de visitar. Cerros Catedral, Cerro Chico e o Cerro Campanário, que te proporciona uma visão deslumbrante de 360º da cidade. Dispõe de uma gastronomia bastante apreciada com carnes de diferentes cortes e procedências, como as de cervo e coelho, pratos preparados com ingredientes trazidos de águas patagônicas, como trutas e salmões, foundes com sotaque suíço e uma infinidade de tortas e chocolates além das cervejarias famosas e seus vinhos respeitáveis com preços acessíveis. Quem vai a Bariloche não deve deixar de ir a Villa La Angostura, que mais parece uma Suiça, onde contem vários restaurantes e lojas charmosas de artesanatos. O Cerro Bayo também é uma ótima opção para quem viaja com crianças.